Artigos

Porque fazer coaching?

Assumindo o leme da vida

Uma vida sem reflexão não vale ser vivida.
Sócrates

Se você não assumir o controle de sua vida, alguém se encarregará desta tarefa em seu lugar.

Muitas vezes me admiro com a velocidade com que o mundo vem se transformando. Eu que sou de uma geração mais antiga, tenho que me adaptar a cada dia aos novos comportamentos e tecnologias.

Creio que isto não aconteça só comigo e tenho certeza que seja um ponto a ser ponderado por todos: Se não acompanharmos a dinâmica da Vida seremos engolidos pelos acontecimentos sem entender o que realmente está acontecendo.

Estamos nos encaminhando a passos largos para um novo tempo onde cada um de nós terá que aprimorar as suas capacidades interiores, conhecer melhor as suas potencialidades, suas competências e o mecanismo do seu pensamento para maximizar o potencial produtivo e de relacionamentos, buscando um novo modelo de Vida que visa o bem comum.

O cenário que vejo a minha frente é que o compromisso das pessoas passa a ser com os princípios e ideias e não com pessoas, sepultando o antiquado culto à personalidade.

Para que a transição possa ser mais suave devemos levar em conta que a chave que abre a porta deste novo tempo está em nós mesmos e começa a ter a sua utilidade quando percebemos que o início da jornada está em nosso comportamento, que é o resultado direto da pessoa que acreditamos ser, afinal somos tratados pelos outros da maneira como nós próprios nos vemos.

Neste momento gostaria de perguntar:
Quem realmente é você?
Quais são seus medos?
Para você, o que é importante que os outros percebam em você?

Muitos passam pela vida sem ao menos saber quem são. Não se conhecem, não distinguem suas emoções e muito menos possuem uma missão de vida. Se não levam em consideração estes pontos fundamentais, podemos deduzir a importância que dão aos demais aspectos de suas existências.

Se não se conhecem, são levados pelas circunstancias. Se não sabem quem verdadeiramente são, alguém tomará a incumbência de conduzir suas vidas deixando um rastro de infelicidade na existência daqueles que vivem sem um proposito.

Em programas de Coaching busco trazer à tona a essência da pessoa, não aquela que é vista pelos outros, mas aquela que está lá no fundo do seu sêr e que foi camuflada pelos acontecimentos, pelos rótulos colocados ao longo da vida e principalmente pelas falsas crenças que agregamos a nós mesmos e depois temos dificuldade em nos livrar delas.

Faça uma análise de quem realmente é você, quais são seus pontos fortes e fracos e viva a Vida que merece ser vivida.

Tags
Mostrar Mais

Cleyson DellCorso

Cleyson Dellcorso possui formação em engenharia e filosofia e MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É Coach certificado por diversos institutos nacionais e internacionais. É professor de liderança e motivação no curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos (PMI) do Instituto de Tecnologia Avançada do Grupo IBMEC/DEVRY

Artigos Relacionados

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close