ArtigosEmpreendedorismo

Parabéns ao inventor das Squads!

Confesso que demorei um pouco para entender o que era (efetivamente) uma Startup e o novo modelo de trabalho que ela vinha oferecendo. Mas hoje, com uma bagagem maior sobre o assunto e com cases de sucesso que já vi por aí, posso dizer que elas têm a minha admiração e se tornaram minha grande inspiração quando se fala em empreendedorismo.

Lendo uma matéria sobre o tema, descobri ainda as “Squads”, um modelo inovador e nada tradicional dentro do organograma de um empresa. Sem um departamento de marketing, as equipes (ou células) dão conta de tudo e mais um pouco! Não estou dizendo que os profissionais de marketing são substituíveis e não têm mais lugar no mercado – longe disso – comecei minha carreira na área de marketing e aprendi muito. A lógica agora é que esses profissionais tenham uma ajudinha a mais… É simples, as Squads são formadas por especialistas com habilidades diferentes, vindo de vários departamentos como comunicação, vendas, TI… Imagine só você ter que montar uma campanha urgente para passar para o cliente e o computador dá problema… Até abrir um chamado para o departamento de TI e ser atendido, a oportunidade de negócio já passou e você ficou na mão… Com as Squads você já tem a TI dentro da sua própria equipe! A ideia aqui é somar e não eliminar funções!

[quote]”De maneira simplificada, squads são pequenos times multidisciplinares que têm objetivos específicos, autonomia para tomar decisões, contato direto com stakeholders e, por tudo isso, se movem rapidamente.” (Renato Mendes – sócio da Organica, professor de Marketing Digital do Insper e mentor Scale Up da Endeavor Brasil).[/quote]

Autonomia, agilidade, resultados… As Squads são praticamente pequenas Startups dentro de uma empresa! Os objetivos continuam sendo os mesmos… Gerar leads capazes de converter em novos negócios (tirando as exceções, esse é o principal objetivo dos empreendedores, não é?), só que de forma muito mais inovadora e rápida.

O Spotify é um exemplo de empresa que optou por esse conceito de trabalho e resultou no que a gente já sabe, um sucesso! É chegada a hora de aprender a pensar como elas!

Tags
Mostrar Mais

Ligia Corrêa

Publicitária, com 4 anos de experiência na área de marketing B2B e B2C e apaixonada por artes marciais. Atualmente atua como Social Media Manager em uma agência de comunicação.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Close
Close