ArtigosMateriais Educativos

Como elaborar um modelo de currículo de sucesso

Conheça os quatro passos para montar um curriculum vitae de sucesso matador

Curriculum Vitae

Desde que iniciei a minha jornada pessoal em busca de uma vida mais feliz, menos convencional e com mais significado, dei início à um projeto pessoal, em função da experiência que eu tenho em Recursos Humanos e contar um pouco da minha experiência, meus erros e acertos e que de alguma forma possa contribuir para o desenvolvimento de outros. Seria uma maneira de eu não deixar o conhecimento que eu possuo sobre a área preso em mim e partilhasse com a jornada de outras pessoas.

Curriculum Vitae vêm do latim e nos traz o conceito de “cumprir um percurso”. Oras, se elaborar um cv nos remete a descrever o percurso profissional de uma pessoa, temos que ter em mente, que não existe percurso melhor ou pior, o que existe, é o percurso desejado para aquele momento.

Como eu sei que elaborar um cv é uma etapa essencial quando a gente está buscando um emprego ou quando desejamos buscar uma transição de área dentro da própria empresa, meu objetivo aqui é auxiliar você com dicas para você “construir um currículo de sucesso”.

O segredo é fazer o seu currículo de sucesso de uma maneira estratégica. Não é colocar todas as suas experiências profissionais que você teve em sua vida e depois sair aleatoriamente distribuindo por aí. Isso não é criar a própria Vida. Você precisa saber quais são seus pontos fortes. Quais foram os seus resultados positivos alcançados. É gerar curiosidade, vontade no recrutador de chamar você para uma entrevista, de conhecer você. De você deixar muito claro aquilo que você quer. E mostrar algo que não condiz com a sua essência, com aquilo que você quer, pode não ser legal para você.

Para ficar mais fácil, eu segui um passo a passo que irá ajudar a deixar o seu Curriculum Vitae de Sucesso mais estratégico, e é isso que eu quero compartilhar com vocês aqui!

1- Insira apenas o necessário

Não é precisa inserir em seu Curriculum Vitae de Sucesso uma capa, imprimir em papel colorido, colocar adereços ou molduras. Também não é necessário o título “Curriculum Vitae” e nem assinatura. Fotos, apenas se a vaga solicitar, do contrário, não inserir. O tom para o seu currículo de sucesso é formal, assim como a carta de apresentação. Utilizar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11/12. Encaminhá-lo anexado ao e-mail de apresentação, em formato PDF. Não usar e-mails com apelidos e/ou diminutivos. Será mais adequado criar um e-mail com seu nome e sobrenome.

Então, no cabeçalho inserir, da seguinte maneira:

Nome Completo
[email protected]ínio.com
Nacionalidade – Estado Civil – Idade
Endereço – Cidade – Estado
N° telefone (residencial e celular)

2- Tenha um objetivo claro

É muito importante ter um objetivo definido antes de começar. Uma vez que o objetivo está claro, fica mais fácil saber o que é realmente importante para você. Direcione para a vaga que está se candidatando ou para a função/área de atuação do seu objetivo profissional.

3- Separe seu currículo de sucesso por categorias

Qualificação Profissional

Neste espaço, é importante gerar curiosidade, vontade no recrutador de chamar você para uma entrevista, de conhecer você. É o momento que você demonstra o seu percurso profissional. Em poucas linhas (máximo 10) irá fazer um resumo focando em suas competências, nos seus pontos fortes, naquilo que você é muito bom. Direcione àquilo que se propõe a fazer.

Caso não tenha experiência profissional, você tem duas opções: Não colocar no currículo este tópico ou colocar quais as qualificações você conquistou até então. Por exemplo: Desenvoltura para apresentações em público, Inglês avançado, Vivência internacional/Intercâmbio, Conhecimentos em informática, Premiações escolares ou acadêmicas (redação, feira de ciências, trabalhos em grupo de destaque, etc.

Formação

Escreva suas formações em ordem decrescente – da mais recente para a mais antiga.
Da seguinte forma:

  • Nome do Curso (o que você já concluiu ou está estudando)
  • Nome da Instituição de ensino (nome da faculdade, curso técnico)
  • Data de conclusão do curso (ou previsão de conclusão)
  • Se o seu curso estiver trancado, deixe a informação de que está trancado e ressalte na entrevista quais são os seus objetivos referente a isso.
  • Inserir o curso técnico se estiver vinculado a área do seu objetivo profissional.

Idiomas

Especifique o idioma e qual o nível de conhecimento. Lembre-se! O nível do idioma deve ser a partir do intermediário e a informação deve condizer com a realidade.

Experiência Profissional

  • Descreva suas experiências profissionais da mais recente para a mais antiga.
  • Coloque nome da empresa, tempo que trabalhou. Ramo de atividade da empresa. Cargo e liste as tarefas mais importantes que fez. Ao menos 5 tarefas que mostrem a sua experiência na área, naquela empresa.
  • Resultados atingidos: O que você proporcionou de resultados para a empresa durante o período em que trabalhou.
  • Coloque resultados que você possa comprovar com fatos concretos.
  • Descreva bem as atividades de maneira a ficarem bem diretas e procure apresentar os resultados positivos.
  • Lembre-se que serão nessas informações que o recrutador verifica se você tem conhecimento técnico para assumir a vaga.

Cursos

  • Nesta área, você deve inserir todos os cursos que você realizou e que são importantes para complementarem as informações sobre o seu objetivo profissional.
    Descreva em ordem decrescente (do mais atual para o mais antigo):
    Nome do Curso / Nome da Instituição / Mês e ano de conclusão.

Atividades Complementares

Aqui vale colocar trabalhos voluntários ou atividades que você esteja engajado. Essa informação será relevante caso a empresa pratica este tipo de ação. (por isso conheça e pesquise ANTES sobre a empresa que você tem interesse em trabalhar para ter convicção de que ambos os lados possuem valores semelhantes.

Coloque o tipo de trabalho voluntário, nome do local (ONG, instituição, etc) e período que você realizou o trabalho ou quando começou.

4- Use a sua criatividade

Tudo o que nos cerca tem energia e toda energia parada está sendo desperdiçada. Mesmo na situação de desemprego podemos aprender coisas novas, conhecer pessoas novas e aproveitar essas experiências para nos desenvolvermos e melhorar como pessoas e profissionais. Transforme o seu período de dificuldade em algo bom. Mantenha o seu networking ativo, essa é uma das principais estratégias profissionais e reconhecimento da importância do compartilhamento. Outra sugestão, é procurar fazer cursos para se manter atualizado. Sei que é um momento de conter, mas existem diversos cursos excelentes, disponibilizados online, de forma gratuita.

Enquanto a chave para a porta do emprego não se abre, siga fazendo coisas simples que mova as suas paixões. Nos agarramos a qualquer oportunidade porque ela simplesmente surgiu e não pensamos se a novidade combina com as nossas características ou se está em harmonia com os nossos objetivos de Vida. Nesse caso, pode acontecer de, no futuro, nos encontrarmos infelizes, frustrados ou simplesmente não realizados porque seguimos um caminho que não era o ideal.

Para contribuir em seu processo, você pode assistir ao vídeo “Como elaborar um modelo de Curriculum Vitae de Sucesso” e e baixar um material exclusivo para auxiliá-lo a elaborar o seu currículo de sucesso.

 

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO MODELO DE CURRÍCULO PRONTO PARA PREENCHER

 

 

O link para o meu canal é: http://www.youtube.com/c/TamyheEngler

Muito sucesso em sua jornada!

Com carinho,
Tamyhe Engler

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close