Artigos

Com imagem certa, engajamento em anúncios pode dobrar

O engajamento em anúncios online pode dobrar se a imagem certa for escolhida

Pesquisas da Shutterstock revelam que imagens simples, que reflitam elementos demográficos são a chave para capturar atenção.

De acordo com um estudo divulgado pela Shutterstock, provedora líder global de imagem e música, a escolha das imagens corretas pelos publicitários pode dobrar a quantidade de vezes que os anúncios são visualizados na web. A Shutterstock pediu à Lumen, uma empresa de mapeamento, para identificar os tipos de imagens que apresentam mais engajamento e visibilidade. A pesquisa descobriu que anúncios online simples e impulsionados por imagens que refletem a demografia apresentam os melhores índices. O anúncio com a melhor performance foi visto por 1,4 segundos, em comparação com o tempo de referência de 0,7 segundos.

Destaques do estudo incluem:

Homens (em geral) respondem mais a anúncios online que mulheres

  • Homens viram ou repararam em quase um terço (31%) dos anúncios do estudo enquanto as mulheres repararam em apenas um quarto.
  • Os homens olharam para os anúncios por 0,4 segundos a mais que as mulheres (homens 0,9s vs mulheres 0,5s).

Anúncios que contenham imagens com crianças engajam mais os pais

  • Adultos com filhos viram 25% desses anúncios por uma média de 1,3 segundos.
  • Adultos sem filhos viram 22% desses anúncios por uma média de 0,8 segundos.

Anúncios com imagens de casais de idosos são mais vistos por pessoas com mais de 55 anos

  • Metade daqueles com mais de 55 anos viram os anúncios
  • Um terço daqueles com a idade entre 18-34 anos viram os anúncios
  • 38% dos daqueles com idade entre 35-54 anos viram os anúncios

O estudo foi conduzido em duas fases. Na primeira, 150 painéis mostravam 65 imagens (tiradas do extenso acervo da Shutterstock) em ordem aleatória para descobrir quais eram mais engajadoras. Na segunda fase, as imagens que obtiveram a melhor, intermediária e pior performance do primeiro estudo foram usadas para criar 16 anúncios orientados por imagem. Esses anúncios foram então apresentados para um grupo de 148 indivíduos, em um típico ambiente virtual. Durante todo o estudo, os movimentos dos olhos dos participantes foram rastreados para medir engajamento.

Desde a primeira fase, imagens mais complexas feitas para causar emoções como raiva e confusão obtiveram o maior nível de engajamento, enquanto imagens envolvendo surpresa e felicidade obtiveram o menor. No entanto, além das imagens que obtiveram o maior nível de engajamento quando apresentadas em um ambiente não próprio de anúncios, somente 40% delas foram vistas por mais de 0,7 segundos, quando apresentadas em um ambiente típico de navegação online. As imagens com melhor performance da segunda fase eram tipicamente ousadas e com composição simples.

“Com essa pesquisa, queremos chegar ao centro do que torna um anúncio engajador. É notavelmente difícil provar a efetividade de anúncios online, mas esse estudo procura mostrar qual tipo de imagem engaja os espectadores e também quais os tipos de anúncio são mais efetivos. Para publicitários que procuram produzir campanhas com anúncios online, eles deveriam tentar usar imagens simples que apelem para o alvo demográfico”, comenta Jeff Weiser, CMO da Shutterstock.

“Com nossa tecnologia de mapeamento nós estamos aptos a ver em primeira-mão o que os consumidores estão olhando e porque eles estão olhando para isso. Isso coloca muito poder nas mãos dos diretores de arte e criativos visuais como também os possibilita a tomar decisões de acordo com a imagem que eles escolherem”, comenta Mike Follett, Managing Director da Lumen.

Além disso, a tecnologia de mapeamento revelou:

  • Faces chamam atenção de maneira rápida: elas são, na maioria das vezes, a primeira coisa que as pessoas olham;
  • Imagens carregadas podem dividir atenção: nem todos são atraídos pela mesma parte da imagem logo de início;
  • Quando a imagem não tem um ponto focal chave, a atenção começa no meio antes de ir para o resto da imagem.

Sobre a Shutterstock

A Shutterstock, Inc. (NYSE: SSTK), diretamente e por meio das subsidiárias do grupo, é líder global no fornecimento de fotografias, vetores, ilustrações, vídeos e música licenciados e em alta qualidade para empresas, agências de marketing e organizações de mídia em todo o mundo. Trabalhando com sua crescente comunidade de mais de 250 mil colaboradores, a Shutterstock adiciona centenas de milhares de imagens por semana à sua coleção e atualmente possui mais de 150 milhões de imagens e mais de 7 milhões de videoclipes disponíveis.

Com sede em Nova York, com escritórios em Amsterdã, Berlim, Chicago, Dallas, Denver, Londres, Los Angeles, Montreal, Paris, São Francisco e Vale do Silício, a Shutterstock tem clientes em mais de 150 países. A empresa também possui a Bigstock, uma agência de imagens de stock voltada para o baixo-custo, a Offset, uma coleção de imagens artísticas, a PremiumBeat, uma biblioteca selecionada de músicas royalty-free, a Rex Features, uma fonte privilegiada de imagens editoriais para a mídia mundial, a plataforma Webdam, um serviço de gerenciamento para empresas de ativos digital baseado em nuvem, e a Flashstock, uma plataforma personalizada de criação de conteúdo.

Para mais informações, visite www.shutterstock.com e siga a Shutterstock no Twitter ou no Facebook.

Tags
Mostrar Mais

Pedro Engler

Trabalha há mais de 15 anos na área de marketing. Formado em propaganda e marketing e pós graduado em marketing digital. Trabalhou junto de grandes e médias empresas, assim como agências.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close